sexta-feira, 20 de novembro de 2015

P727: UMA RECORDAÇÃO DA BA5

Pelas mãos do nosso camarada Paulo Moreno chegou-nos esta relíquia, uma história em Banda Desenhada incluída no Boletim da BA5, uma publicação editada periodicamente naquela Unidade, sendo este o nº 54, referente a Abril/Maio de 1984.

Esta BD tem a particularidade de ter sido desenhada pelo Sargento Agria, um militar da Unidade que estava colocado nas Operações do Grupo Operacional 51 (GO51) à data em que eu proprio desempenhei funcões na BA5 como Comandante do referido GO51.

Não tendo esta publicação no nosso blogue quaisquer intuitos comerciais, sinto-me à vontade para vos apresentar esta relíquia, com o que pretendo fazer uma modesta homenagem à Base de Monte Real, ao velhinho Sabre F-86 que ali operou durante muitos anos, e principalmente ao Sargento Agria, que lembro com saudade.

Onde quer que ele esteja, sei que apreciará esta singela recordação.


Miguel Pessoa





5 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Mais uma História épica dos Sabres.
É preciso não esquecer, apesar de muitos não saberem, que em 1961 oito aparelhos fizeram o "ferry" Lisboa-Bissalanca.

Carlos Vinhal disse...

Não é por acaso que estes homens são apelidados de Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras. Bem hajam.
Carlos Vinhal
ex-Infante na Guiné

55475547 disse...

Bem observado amigo J. Martins, essa missão foi chamada de "Operação Atlas" os 8 F-86F Sabre, sairão em parelhas com um intervalo de 15minutos, uma das parelhas era constituída pelo pelo meu Tio Maj. Rodrigues Pereira (já falecido) e pelo Comand. Almeida Brito, que veio a ser vitima dos misseis SA-7 sendo morto em combate aos comando do Fiat G.91 R4 "5419" da Esq. 121 Tigres de Bissalanca BA-12... Um Abraço. Paulo Moreno

joaquim disse...

E ainda continua a ser uma belíssima máquina em cima do pedestal na BA 5.

Obrigado Miguel por esta recordação.

Um abraço
Joaquim

Anónimo disse...

Muito interessante esta descrição em banda desenhada, daquelas magnificas "máquinas voadoras". Bem os vi na Guiné, nos anos 1962/63 a serem pilotados por gloriosos e saudosos pilotos!.. alguns que já não estão entre nós. Obrigada ao Paulo Moreno e Miguel Pessoa por esta recordação. Um abraço
Mª Arminda