quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

P450: A MALA DO JERO



MALA PARA JERO… TRANSMITO… ESTOU A CAMINHO!

Caro dono, estou cheia de saudades tuas. Já se passaram mais de dois meses desde que nos vimos pela última vez. Lembras-te? Levaste-me ao almoço do cozido em Monte Real no final de Novembro, aquele da festa antecipada de Natal. Bom, ainda estou para saber por que razão te esqueceste de mim lá na Pensão Montanha e abalaste sem me dar cavaco… Mas calculo que tenha deixado de ter utilidade quando despachaste os livros que eu tinha transportado…

Ali abandonada, receei acabar o dia dentro de um caixote do lixo. De repente vejo aquele teu amigo, o gajo da revista, o Miguel Pessoa, que se chegou ao pé de mim com ar de curioso e começou a abrir-me o fecho. Sinceramente pensei que me ia assaltar… mas depois pensei que afinal não tinhas deixado nada de importante lá dentro…

Afinal apenas queria saber quem era o meu dono. Por um papel que lá encontrou descobriu que eu te pertencia, mas já era tarde para me devolver – tu já tinhas partido…

Ele decidiu então levar-me para casa dele. Explicava ele aos amigos que depois me devolvia no almoço seguinte em Monte Real. Grande fiasco!... É claro que percebi que não foi por mal; mas, depois de dois meses guardada num armário, já me sabia bem ver a luz do dia, por isso apreciei quando me tiraram cá para fora. Foi por pouco tempo, porque o tipo enfiou-me no porta-bagagens e lá arrancámos – em direcção a Monte Real, percebi eu pela conversa.

A viagem foi calma e acabei por adormecer… Caí num sono profundo e só acordei quando ele voltou a abrir o porta-bagagens para me levar. Tive a maior surpresa da minha vida! Afinal estava outra vez em Lisboa! Não é que o malandro se esqueceu completamente que me tinha levado para me devolver a ti… e ali fiquei no porta-bagagens durante todo o dia! Só deu pelo erro quando foi tirar a tralha do porta-bagagem à chegada a casa…

Desta vez tenho estado em local bem visível. O tipo deve estar com medo de se esquecer de me levar para o próximo almoço… Estou numa posição privilegiada para seguir os pormenores da organização do próximo almoço. Sei que é já no dia 28. Também percebi pela conversa que ele está a pensar levar-me para me devolver, por isso estou confiante que irei chegar a Monte Real.

Agora, querido JERO, peço-te por tudo: Quando vires o Miguel Pessoa lá no almoço, pergunta-lhe se sempre me levou. É que estou com receio que, com tanta coisa a passar por aquela cabeça, o tipo se esqueça outra vez de mim no porta-bagagens e eu acabe novamente em Lisboa…
MP

domingo, 23 de fevereiro de 2014

P449: RECEPÇÃO CALOROSA EM CLIMA GELADO...

Retirado do Blogue da Lapónia (Com a devida vénia)

O IMPERADOR DE BUARKKKOS DE
VISITA INESPERADA(!) À LAPÓNIA

Reportagem do nosso enviado especial à Lapónia  

(foi há 40 anos... e ainda por lá anda!),

o nosso camarigo Zé Belo. 


Numa das quentes manhãs tão típicas da Lapónia...
"batem leve, levemente, como quem chama por mim..." à porta da minha casa.

Através da janela observo um carro lusitaneamente parqueado...

Dele saíu conhecida guia local acompanhada por estranha personagem... embarretada!

 
A primeira coisa que o embarretado fez,antes mesmo de abrir a boca foi mostrar-me foto antiga de um grupo de Lusitanos da zona de Aveiro que aqui tinham estado a "jejuar".

Recordando o ar esfomeado do ilustre visitante aquando dos seus tempos turísticos pelo Cumbijä...

Lá tive que vestir a roupagem de ir ao congelador e procurar arranjar umas "febras e pipis" para juntar às "coubinhas quentes" a fornecer ao ilustre navegador.


E,como sempre em jantaradas grátis, o pendura  do "Chairman da E.U." logo aparece!
Mas isso são outras histórias!

A Senhoria D'A se muito comeu, ainda mais bebeu. Desta vez, não água da bolhanha, mas algo de caseiro a 96% de "conteúdo"!!!... Perguntando-lhe então porque se recusava a retirar o tão bonito barrete de cerimónias... respondeu altaneiro não querer sentir-se nu, frente a outro Homem Grande seu vizinho de  Monte Real.

De muito se conversou (e não menos da passarinha Vitória) tendo as horas passado rápidas até ao momento em que as renas piam e as garrafas de vodka vão caindo levemente.

Por entre o piar das renas somos surpreendidos por outra serenata proporcionada por simpático grupo da ALDEIA de Buarkkkkos... Pintaram a neve de azul, colocaram plantas de plástico verde e aguentaram como boas Lusitanas que são, os 38 graus negativos, com o bom aquecimento central estrategicamente colocado "algures" sob as longas saias... No sempre triste momento das despedidas, o histórico e grande Almirante "das Índias" fez questäo em oferecer-me o seu uniforme de gala, envergado por ele diariamente em Buarkkkkos quando vai a banhos... Mais um gesto por si só digno de novo Canto nos Lusíadas.

  
José Belo

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

P448: AINDA O ALMOÇO DE 28 DE FEVEREIRO

.
.


Meus camarigos

Depois de falar há pouco com a Preciosa, dizendo que seriamos cerca de 40, ficou decidido que o "Cozido à Portuguesa" avançava para a mesa na Sexta feira dia 28, às horas do costume.

Assim o prazo para inscrição, avança também para 26, Quarta feira, às 12 horas e 30 minutos.

Cá vos esperamos!
.
.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

P447: TÊM MAIS UNS DIAS PARA SE INSCREVEREM!



AINDA O ALMOÇO DE 28 DE FEVEREIRO
ALTERADA A DATA-LIMITE PARA A INSCRIÇÃO

Camarigos

Como já tivemos oportunidade de referir anteriormente, decidimos fazer a experiência de mudar o nosso convívio para a última Sexta-feira deste mês, que corresponde a 28 de Fevereiro.

Pretendemos com isso evitar um excesso de clientes no badalado dia do cozido (às 4ªs feiras), o que limitaria a capacidade da D. Preciosa em satisfazer os habituais clientes desse dia, com prejuízo para ambas as partes.

Para reservarmos a sala exclusivamente para o nosso grupo e mantermos a ementa habitual (o cozido) explicámos-vos então que seria necessário garantir um mínimo de 50/60 inscritos, sabendo também que a lotação da sala impede que esse número possa exceder os 80.

Tendo em atenção o número de inscrições registadas até ao momento e querendo garantir definitivamente o habitual petisco dos nossos convívios - o cozido à portuguesa - decidimos estender a data limite de inscrição para as 12H30 do dia 24 de Fevereiro, de modo a permitir – por haver ainda disponibilidade – a inscrição de algum pessoal mais distraído, ou que só agora tem oportunidade de confirmar a sua disponibilidade.

Por favor, façam as vossas inscrições
aqui na caixa de comentários ou para o e-mail da Tabanca do Centro: tabanca.centro@gmail.com.

NÃO aceitaremos inscrições feitas no Facebook

Nas inscrições feitas através da caixa de comentários, se ainda não o tiverem feito
indiquem-nos o vosso endereço e-mail.
Só assim poderemos enviar-vos fotos dos encontros em que participarem e
os avisos de saída de textos ou outra informação publicada no blogue.

A Tabanca do Centro

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

P446: TERTÚLIAS DOS COMBATENTES - PROGRAMA ACTUALIZADO

O nosso camarigo Mário Ley Garcia, Presidente do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, enviou-nos um programa actualizado das sessões inseridas no Ciclo de "Tertúlias dos Combatentes", a decorrer ainda nos próximos meses em Leiria. Esta actualização inclui já os nomes dos oradores e moderadores que irão participar nas próximas sessões. Chamamos igualmente a atenção para a mudança de data da próxima sessão - que estava prevista para 28 de Fevereiro - que irá realizar-se apenas em 7 de Março.
Podem também ver o programa das Tertúlias dos Combatentes na coluna da direita, que foi igualmente actualizada.
Os editores



CICLO DE TERTÚLIAS DOS COMBATENTES
Livraria Arquivo - Núcleo Leiria Liga Combatentes
A História Somos Nós – Da Guerra Colonial à Manutenção de Paz
Local: Livraria Arquivo. 18h00. Entrada Livre

Objectivo:
Com este ciclo de tertúlias pretende-se abordar, sem tabus, a nossa história recente ao nível da presença militar no exterior do que são hoje as fronteiras portuguesas. Dando especial enfoque à guerra colonial, mas não esquecendo outras missões militares, este ciclo de tertúlias será uma oportunidade para que antigos combatentes partilhem histórias, análises, opiniões e sentimentos sobre o que passaram e viram no ultramar, aproveitando as memórias ainda bem presentes de quem viveu por dentro esse importante períodos da nossa história.
1.   27 Setembro: Como tudo começou? Abordar os primeiros acontecimentos em Angola e a forma como os militares tentaram impor a ordem. Desenvolvimento dos acontecimentos. Caracterização das forças portuguesas e das rebeldes. Como aconteciam os combates. Que estratégia foi seguida.
2.   25 de Outubro: Guiné obriga a duas frentes de combate. Diferenças face à guerra em Angola. O impacto do clima e da especificidade do território. Inimigo mais preparado. Operações de grande escala. Como aconteciam os combates.
3.   13 de Dezembro: Guerra disseminada (Moçambique) Em que acreditavam os militares? Propaganda junto da população. Contra-guerrilha. Caracterização das forças portuguesas e das rebeldes. Como aconteciam os combates. Que estratégia foi seguida.

4.   31 de Janeiro: Combater do outro lado do Mundo (India) David contra Golias. Salazar em negação. Derrota sem apelo nem agravo.
a.      Prof António Borges da Cunha
b.      Sr. Jaime Reis
c.       Capitão Lourenço Faria (Moderador)
5.   07 de Fevereiro: Combatíamos contra quem? Apoios que os inimigos tinham de países vizinhos e de grandes potências mundiais como a China, os estados Unidos ou a União Soviética. Quer em armamento quer em meios humanos.
a.      - General Loureiro dos Santos
b.      - Dr. Vitorino Guerra
c.       - COR Dias Henriques (Moderador)
6.   07 de Março: A acção dos três ramos das Forças Armadas Em que situações intervinham cada um? Cooperação em acções.
a.      Almirante Vieira Matias (Marinha).
b.      Coronel Matos Gomes (Exército)
c.       General Vizela Cardoso (Força Aérea)
d.      Coronel Joaquim Pereira (Moderador)
7.   28 de Março: O papel da mulher na guerra Intervenção directa em zonas de combate. Apoio psicológico a partir da metrópole.
a.      Drª Anabela Vinagre
b.      D.ª Maria Arminda
c.       D.ª Giselda Pessoa
d.      D.ª Lina Garcia (Moderadora)
8.   5 de Maio: Outras guerras Bósnia, Timor, Afeganistão, Diferenças face à guerra do Ultramar. Principais missões. Condicionantes na acção devido ao material e treino tido. Convivência com os locais e outras forças da ONU.
a.      Tenente-coronel Joaquim Moura
b.      Tenente-coronel Pinto da Silva
c.       Major Pedro Almeida
d.      Coronel Ismael Alves (Moderador)

..................................................................................................................................................

Local: Livraria Arquivo. 18h00. Entrada Livre
Av. Combatentes da Grande Guerra, 53 | 2410-123 Leiria