sexta-feira, 30 de agosto de 2013

P366: À FALTA DA REVISTA...




CARTA DO AVÔ AO NETINHO

Querido neto,
Outro dia tive uma experiência maravilhosa, que quero compartilhar com você.
Fui à livraria cristã e ali encontrei um autocolante para o carro que dizia:
" Se ama Deus, toque a buzina"
 Como tinha tido um dia bastante difícil, decidi comprá-lo e colá-lo
no pára-choques do meu carro.


 Ao sair, na hora de ponta, a uma temperatura de 37 graus, cheguei a um cruzamento muito complicado, com muitos veículos.
Fiquei ali parado,  porque a luz estava vermelha, pensando no Senhor e nas coisas boas que dele tenho recebido.
Não percebi que a luz tinha ficado verde, mas descobri que há muitos que amam o Senhor, porque imediatamente começaram a buzinar...
Foi maravilhoso!


A pessoa que estava atrás de mim era, com certeza, muitíssimo religiosa, porque tocava a buzina insistentemente e gritava:
"Pelo amor de Deus!" - Incentivados por ele, todos começaram a buzinar também. Eu sorria para eles e saudava com a mão pela janela, totalmente emocionado.
Vi que outro rapaz me acenava de uma maneira muito especial, levantando só o dedo médio da mão.
Perguntei ao seu primo Beto, que estava comigo, o que queria dizer
aquele aceno.
Ele respondeu-me que era uma "saudação hawaiana",
de boa sorte!
Então, comecei a saudar todos da mesma maneira.
O Beto estava muito feliz, rindo muito, imagino que pela bela experiência religiosa que estava vivendo.
Dois homens desceram de um carro e começaram a andar em nossa direcção, acho que para rezar comigo, para me perguntar que igreja frequento, mas foi neste momento que vi que a luz estava verde.


Então, saudei todos meus irmãos e irmãs e cruzei o semáforo.
 Logo percebi que o único carro que havia passado era o meu, já que a luz voltou a ficar vermelha.
Mas senti-me triste por deixá-los ali, depois de tanto amor que
havíamos compartilhado.
Então parei, desci do carro e saudei todos com a "saudação havaiana" pela última vez e arranquei.

Beijos do seu avô

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

P365: FRELIBU - UMA NOVA ROUPAGEM?!



MODELO DA F.R.E.L.I.B.U.

Recebemos de uma individualidade altamente referenciada de que preferimos manter o anonimato (embora acrescentando ter nome de relevo na epopeia dos Descobrimentos) uma carta que lhe foi enviada com o objectivo de a fazer chegar à Tabanca do Centro.
Congratulamo-nos com esse facto, visto ser um prenúncio de uma maior abertura da já conhecida FRELIBU, de que se adivinha um posicionamento bem mais tolerante do que o demonstrado pelos seus anteriores dirigentes.

“Dirijo-me a Vossas Senhorias, com respeito e consideração,  pois o Comité Central da nossa organização mundialmente conhecida por F.R.E.L.I.B.U., tomou conhecimento dos insanos esforços envidados pelos distintos senhores Pessoa e Alves no sentido de conseguirem, para a Vossa distinta e secreta organização denominado de Tabanca do Centro, um fardamento condigno com o mérito e com o valor moral e intelectual dos seus frequentadores, conhecidos por terem sido bravos Combatentes na Guiné.

 Apesar de já retirados de tais andanças africanas, continuam  famosos por serem devoradores de cozido á portuguesa merecendo, entre os mais conceituados jornais e revistas da nossa praça, o epíteto de “FRIEIRAS DE MONTE REAL”.
Como souberam os gajos desta nossa preocupação, estarão os senhores Pessoa e Alves a remoer!
Fácil a resposta!
Nem só Vossas Excelências têm Camaradas!

A nossa célula de Buarcos possui relações de privilégio com o Kamarada Putin e agora com o seu assessor Snowden nosso preclaro, famoso, ilustre, ínclito amigo de longa data, era ainda Obama uma criança!

Sabemos pois tudo o que se passa de mais importante em todo o mundo e tivemos acesso a todos os mailes trocados entre o famoso núcleo duro da Vossa Tabanca! (Sussurram-me aqui ao lado que “ Esses gajos a única coisa que têm duro é o núcleo”, mas prontamente  foi corrido daqui para fora á vergastada!). Desde que a ala moderada tomou conta do poder na F.R.E.L.I.B.U., mudou-se a linguagem e as relações internacionais estão agora a cargo de conhecido ex-administrador do B.P.P., caracterizado pelo seu discurso tolerante, amistoso e fraterno.

Deixemo-nos de palavreado barato e vamos ao que importa.
Segue em anexo o afamado, egrégio, notável “MODELO FRELIBU” da autoria do consagrado escritor/bloguista "and swedish/american stylist”  JOSEPH BELO, fotografado nos estúdios Ad-Hoc pelo insigne mestre das artes fotográficas e poéticas, o “POETA VAI Ó METRO” .

A pala que o cavalheiro ostenta é facultativa e tanto pode ser aplicada no olho direito como no olho esquerdo. Quem pretender duas palas terá de se alistar num partido a indicar pelo nosso Comité Central!

E pronto, recado dado. Dizer, para terminar, que há milhares de veraneantes em Buarcos com este modelo fabricado nas nossas oficinas do exército a cinco euros o quarteirão!
Sobram em camisolas o que nos falta em sardinha!

Com consideração e estima
Subscrevemo-nos,
pela
ALA MODERADA ou IRMANDADE MODERADA da FRELIBU!

( Don Jorge Gesus, conhecido por “Vai-timbora ó melga)”



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

P364: VÊM AÍ AS T-SHIRTS DA TABANCA DO CENTRO!

Finalmente, depois de muita troca de correspondência sobre o assunto, estamos em condições de avançar com a produção da T-Shirt da Tabanca do Centro! Para isso contámos com a colaboração e empenho do nosso camarada/designer/fornecedor Paulo Moreno. Das diversas opções propostas escolhemos esta, que esperamos seja do agrado de todos.

Apresentamos em maior pormenor a camisola eleita. À frente,  uma referência directa à Tabanca do Centro, com inclusão do respectivo "emblema". Nas costas, as placas com indicação da Tabanca do Centro, Lisboa e Bissau, que ajudam a identificar a nossa Tabanca:




Estas são as cores propostas nesta fase de lançamento, com a indicação, para cada cor, dos tamanhos disponíveis:



Cada camisola terá o preço de 10,00 Euros, que corresponde ao custo unitário de produção da camisola (magnanimamente o Paulo Moreno prescindiu de quaisquer lucros nesta iniciativa!) acrescido de uma pequena contribuição para futuro apoio a combatentes necessitados.
As encomendas do material deverão ser feitas directamente para o mail da Tabanca do Centro - tabanca.centro@gmail.com - ou aqui na caixa de comentários, com a indicação do tamanho e cor pretendidos.
Sugerimos que a entrega das T-Shirts possa ser feita no decorrer do nosso convívio de 25 de Setembro, de modo a evitar a cada um os custos dos portes de correio.
Resta-nos agradecer ao Paulo Moreno o apoio que nos deu nesta nossa iniciativa e as ideias que nos foram ajudando a concretizá-la!

A Tabanca do Centro

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

P363: EM 1 DE SETEMBRO, HOMENAGEM AOS COMBATENTES EM MONTE REAL



RELEMBRANDO O EVENTO

Sabemos que a época de verão é aproveitada por muitos para realizar umas férias longe de casa, rever os amigos e familiares nas terras de origem, em suma, relaxar e descomprimir, originando por isso uma certa desmobilização no acompanhamento de eventos como o que aqui estamos agora a relembrar.





No próximo dia 1 de Setembro a Junta de Freguesia de Monte Real, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, apadrinhando a ideia original do Combatente Manuel Lopes, nosso camarigo da Tabanca do Centro, vai realizar uma sessão de homenagem aos Combatentes da guerra do Ultramar, com o descerramento de uma placa alusiva ao acto.

Tendo-nos associado desde o início com todo o gosto e empenho a esta cerimónia, convidamos mais uma vez todos aqueles que costumam frequentar os nossos encontros, bem como todos os leitores deste nosso blogue, a juntarem-se a nós neste dia.

 Apresentamos-vos o panfleto da organização onde é exposto o programa da cerimónia:


Para quem esteja interessado em participar no lanche que se segue à cerimónia, se o pretenderem podem fazer a vossa inscrição através de um mail para a Tabanca do Centro - tabancadocentro@gmail.com - com a identificação dos inscritos. O Joaquim Mexia Alves procederá à inscrição e respectivo pagamento, despesa de que será obviamente ressarcido por cada inscrito, no próprio dia.

Aproveitamos para chamar a atenção para um pormenor no programa que poderá induzir em erro algumas pessoas - é referido o valor da inscrição  de 2,5 €, que naturalmente se refere única e exclusivamente ao lanche em questão. O acesso ao local da cerimónia é livre e sem quaisquer encargos...

Atenção que a data limite para essa inscrição é o dia 26 de Agosto. 

A  Tabanca do Centro


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

P360: HOMENAGEM AOS COMBATENTES, EM MONTE REAL



A TABANCA DO CENTRO ASSOCIA-SE A ESTA CERIMÓNIA

No próximo dia 1 de Setembro a Junta de Freguesia de Monte Real, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, apadrinhando a ideia original do Combatente Manuel Lopes, nosso camarigo da Tabanca do Centro, vai realizar uma sessão de homenagem aos Combatentes da guerra do Ultramar, com o descerramento de uma placa alusiva ao acto.

A placa será descerrada pelo Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Dr. Raul Castro, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Monte Real, Sr. Faustino Guerra e pelo Combatente Manuel Lopes.

Apresentamos-vos um programa resumido da cerimónia:

16h00 – 16h30 – Recepção dos convidados
16h30 – Cerimónia de Homenagem aos Combatentes
Descerramento da Placa
Cerimónia de Homenagem aos Mortos
Discursos
17h30 – Lanche

A Tabanca do Centro, que tem a sua "sede" em Monte Real, associa-se com todo o gosto e empenho a esta cerimónia e convida todos aqueles que costumam frequentar os nossos encontros, bem como todos os leitores deste nosso blogue, a juntarem-se a nós neste dia.

Para estar presente no lanche (que terá o custo de 2,50 €) será necessária uma inscrição prévia, com data limite de 26 de Agosto, na Junta de Freguesia de Monte Real  (Contactos: 244612777; 936612771; 936626657)

No entanto, aqueles que quiserem podem enviar um mail para a Tabanca do Centro - tabanca.centro@gmail.com - com a identificação dos inscritos, e o Joaquim Mexia Alves procederá à inscrição e respectivo pagamento, despesa de que será obviamente ressarcido por cada inscrito, no próprio dia..

As inscrições podem também ser feitas no Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes.

Pedimos assim a vossa comparência a esta cerimónia, que será muito simples, embora com a participação das Forças Armadas, em princípio da Força Aérea, representada pela vizinha Base de Monte Real (Base Aérea nº5).

                                                                                                   A Tabanca do Centro

domingo, 11 de agosto de 2013

P359: NA MORTE DE MAIS UM COMBATENTE



VAMOS PARTINDO


Na morte de mais um combatente, o Luís Borrega.
(Ex-Fur Mil Cav MA da CCAV 2749/BCAV 2922 - Piche, 1970/72)


Paz à sua alma.

Paz aos nossos corações.



Vamos partindo
e Portugal fica mais pobre!

Vamos partindo
e a amizade e lealdade
ficam mais desconhecidas!

Vamos partindo
e o altruísmo e a sinceridade
vão desaparecendo!

Vamos partindo
e a África fica mais pobre,
porque vão desaparecendo aqueles que a conhecem!

Vamos partindo
e connosco parte a liberdade
de ser e parecer o que se é!

Vamos partindo
e a gesta portuguesa
vai findando a sua história!

Vamos partindo
e apenas nós choramos
porque os outros nem nos querem conhecer!

Vamos partindo
mas um dia voltaremos
quando Portugal for Nação
porque então recordaremos
aqueles que foram mais longe que a morte
grandes na sua pequenez
abandonados à sua sorte
mas teimando em cada momento
ter alma e coração
gritando aos sete ventos:
eu não morro,
porque eu sou Português!


                                                                                          Marinha Grande, 10 de Agosto de 2013

                                                                                         Joaquim Mexia Alves